segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Hoje há de tudo, como na farmácia.

Para rir:

Revelação
Serviços secretos ingleses tinham os Beatles debaixo de olho
29.09.2008 - 17h38 PÚBLICO
O Governo britânico seguiu durante oito anos todos os passos dos Beatles. Entre os arquivos nacionais londrinos, guardados em Kew Gardens, os 007 ingleses fazem diversas considerações, entre as quais surge a classificação de John Lennon como “obsceno e drogado”.

O sucesso estrondoso dos “Fab Four” britânicos e a atenção mundial que conquistaram fez com que os serviços secretos se interessassem por eles. Embaixadas e diplomatas enviavam informações para Londres. Polícias recolhiam declarações para serem incluídas em relatórios secretos. Funcionários das finanças controlavam à libra todas as contas bancárias dos músicos britânicos.

As informações secretas sobre John, Paul, George e Ringo, agora desclassificadas, estão compiladas num volumoso e inédito volume, recuperado durante os últimos anos pelo investigador Mário J. Cereghino, segundo o diário italiano “La Reppublica”.

As investigações dos serviços secretos terão começado por altura da viagem aos EUA, em Fevereiro de 1964. Os Beatles queixaram-se de uma festa na embaixada britânica. Um artigo no “Daily Express” revelava então que uma fã tinha conseguido cortar uma madeixa de cabelo a Ringo Star. O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico quis saber o que se passou e pediu um relatório à sua embaixada de Washington. A partir dessa altura passou a existir uma vigilância quase constante de todos os passos da banda.

Depois da América seguem em "tournée" pela Europa e logo a seguir pela Ásia. No verão de 1966, de 29 de Junho a 3 de Julho, ficam em Tóquio, no Japão. A embaixada inglesa emite pouco depois um comunicado: “Os Beatles devem ser protegidos dos fãs. Os mais perigosos são os opositores fanáticos do grupo (...) que os ameaçam de morte”. A operação de segurança no país mobilizou 35 mil polícias e custou 30 milhões de libras”, em parte pagos pelos contribuintes japoneses.

Lennon: “obsceno e drogado”
O casal mediático John Lennon e Yoko Ono têm ainda direito ao seu próprio capítulo nesta “trama judicial”. A 18 de Outubro de 1968, são presos no seu apartamento em Londres. Acusados por posse de drogas, cannabis, têm de pagar 150 libras de multa. Em Março de 1970, dois anos mais tarde, um outro relatório informava sobre uma exposição de litografias, feitas por Lennon. Os desenhos na Galeria de Arte de Londres, em New Bond Street retratavam o casal em várias posições sexuais.

A informação da Scotland Yard relatava que as litografias ilustravam "a relação com Yoko Ono, o casamento e a sua consequente actividade sexual”. Os desenhos de Lennon foram denunciados por George William Colmes, um reformado “horrorizado” por vê-las expostas na galeria. Oito das 14 litografias são apreendidas pela polícia, a exposição é encerrada e o proprietário da galeria denunciado por obscenidade.

Do espólio agora revelado faz ainda parte o documento que marca o fim da banda. O processo, que chegou ao Supremo Tribunal, instruído por Paul McCartney contra os seus três ex-companheiros, depois da dissolução do grupo em finais de 1970.

(in Publico, http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1344325 )


Para chorar: (por ele, ainda. Ainda...damn. he's like... "Like a blow to the head").





E, para partir tudo:



Ladies and Gents, RIOT!


Hoje...
-A gaiola dos malucos aberta no local de trabalho.
-Finalmente algum consolo em saber que vou ter formação para começar o projecto da faculdade.
-Mais cerveja e conversa com a K. hoje. Planos. Desabafos. Sabe sempre bem :)
-E...quero o meu cd dos BSS!! :S

Sem comentários: