sábado, 12 de dezembro de 2009

A continuação da existência deste blog será avaliada e decidida até ao fim deste ano. Significa isto que, a não ser que mude de ideias entretanto, vou fechar o estaminé.

Há vários motivos para tomar esta decisão. O mais saliente desses motivos prende-se, obviamente, com o profundo abandono a que tenho votado este espaço. Existem outras razões também que me levam a pensar que um veículo de comunicação destes, nas minhas mãos, se presta aos piores tipos de utilização - e eu não quero isso.

Este blog sempre foi um espaço pessoal - que eu durante estes meses usei exclusivamente como ponto de divulgação dos meus gostos e pensamentos.
Num espaço com essas características marcadamente pessoais, algumas pessoas têm facilidade em desenhar aquilo que consideram ser as fronteiras saudáveis e não questionáveis entre "informação divulgável" e "intimidade a salvaguardar"; eu não tenho o mesmo à vontade para traçar essa linha de divisão. Mudo-a frequentemente e conforme os humores, arrependo-me do que escrevo, acho que posso mostrar mais ou que deveria ter mostrado menos.
E entre tapar e desvendar em publico, pergunto-me se esses "stripteases" de introspecção não estariam melhor fechados à chave noutro sitio qualquer, e se eu e os outros não beneficiaríamos grandemente com isso.

A beleza de um blog está na interactividade de comentários. Num blog pessoal, mais ainda; há um feedback, que é coisa que folha de papel nenhuma, no mundo inteiro, alguma vez deu a alguém. Por esse inestimável contributo que me foram dando ao longo destes tempos, e pelos comentários que foram fazendo, agradeço muito. Talvez não possam imaginar o quanto - mas podem ter uma ideia se eu vos disser que passei anos a escrever interrogações em cadernos, e nunca houve respostas para mim. E foi muito bom saber que elas andam aí, nas bocas e nas pontas dos dedos dos outros. Saber, no fundo, que elas existem.

Mas, há um equilíbrio precário entre essa vantagem e a sensação agridoce de me "expor" em público. E porque neste momento a sensação negativa de me expor como sou pesa mais que qualquer vantagem, pondero fechar este blog de vez. Ainda que quase não me exponha. Ainda que praticamente não actualize. Pelas mesmas razões que me levam a ponderar terminar o blog, estou a considerar terminar também com a minha conta de Facebook (essa demasiado actualizada, claramente XD).

Ponham a coisa desta maneira: não quero que ninguém saiba de mim. Nem de uma ínfima parte do que sou, sinto ou faço. E por isso, neste momento, a decisão está praticamente tomada, mas não efectivada. Não o poderia fazer sem agradecer (penhoradamente!) a todos os que leram, aqui escreveram, ou tomaram contacto com este blog.

A todos, um até breve,

Raquel

2 comentários:

V. disse...

Perante este post na próxima segunda feira vais levar um enxerto de pancada! Nada contra o fechares o blog se achares que o mesmo devassa a tua intimidade, já tive problemas semelhantes. Já tive essas indagações e concluí que por muito que te mostres num blog, o que resolves mostrar, é sempre um acto consciente. Podes dizer 1/5 do que sentes, mas só dizes o que achas que os outros podem ler.

Pensa que poupas em psicoterapia escrevendo aqui e tendo, igualmente, aqui um eco. Às vezes é bom sentir que fizemos ricochete em qualquer lado.

Quanto ao facebook, já pensei assim até que defini todas as opções de privacidade à minha maneira e fiz uma expurga às pessoas da minha lista. Se eu não conto a minha vida a pessoas com quem não me dou com regularidade, para quê tê-las no FB?

"Ponham a coisa desta maneira: não quero que ninguém saiba de mim. Nem de uma ínfima parte do que sou, sinto ou faço." ISTO NÃO TE PERDOO!

Eu quero saber de ti. Os teus amigos querem saber de ti, o que fazes, o que és é importante para nós. Não te tentes esconder que se não eu vou chamar o ratata!

Beijo enorme oh quase velha na crise dos 25! **

Pedro Timóteo disse...

Não tenho muito a acrescentar ao que a nossa amiga disse. Não só isto te faz obviamente bem (achas que escreves menos quando andas mais em baixo? Think again, é bem capaz de ser ao contrário...), como o mundo precisa de ti, do teu sentido de humor, sabedoria, simpatia, estranhos e incompreensíveis gostos musicais, e assim por diante. ;)